MALPIGHIACEAE

Heteropterys capixaba Amorim

Como citar:

Diogo Marcilio Judice; Tainan Messina. 2012. Heteropterys capixaba (MALPIGHIACEAE). Lista Vermelha da Flora Brasileira: Centro Nacional de Conservação da Flora/ Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

EN

EOO:

380,088 Km2

AOO:

44,00 Km2

Endêmica do Brasil:

Sim

Detalhes:

Heteropterys capixaba é uma espécie endêmica do Espírito Santo (Amorim, 2002).

Avaliação de risco:

Ano de avaliação: 2012
Avaliador: Diogo Marcilio Judice
Revisor: Tainan Messina
Critério: B1ab(i,iii)
Categoria: EN
Justificativa:

Espécie endêmica do Estado do Espírito Santo, tem distribuição restrita (EOO=326,48 km²), e ocorre em Mata Atlântica costeira, entre 600 e 800 m de altitude. Liana, desenvolve-se em floresta primária sombreada e remanescentes florestais próximos às plantações de café, nos municípios de Santa Teresa e Cariacica (20% e 22% remanescentes de Mata Atlântica, respectivamente).<i> H. capixaba</i> apresenta grande especificidade ambiental, encontrando-se sob forte pressão antrópica ocasionada, sobretudo, pela cultura de café. A espécie está sujeita a duas situações de ameaças, sofrendo declínio contínuo em extensão de ocorrência e qualidade do hábitat. Foi categorizada como "Em perigo" (EN).

Perfil da espécie:

Obra princeps:

Heteropterys capixaba é uma espécie facilmente distinguida das demais espécies do sudeste do Brasil (H. crinigera, H. thyrsoidea e H. cordifolia) pelo seu hábito escandente com ramos delgados e retorcidos, por suas folhas menores, e por suas sâmaras reduzidas com uma semente ovóide. H. capixaba é mais similar a H. cordifolia, uma variável encontrada somente no sul da Bahia. São semelhantes por possuírem a base das folhas geralmente arredondada a levemente corada, a lâmina abaxial densamente tomentosa com indumento ferrugineo, com estames de formato variável e estiletes apicalmente delgado. As principais diferenças entre ambas são o hábito (H. capixaba é delgada e H. cordifolia robusta), tamanho foliar e estiletes posteriores (arqueados na base vs. retos e paralelos na base). O epíteto específico é um nome português indígena que significa terra fértil e usada para se referir ás pessoas que nascem no Estado do Espírito Santo (Amorim, 2002).

Valor econômico:

Potencial valor econômico: Desconhecido

População:

Flutuação extrema: Desconhecido
Detalhes: Não há dados populacionais disponíveis para a espécie.

Ecologia:

Biomas: Mata Atlântica
Fitofisionomia: Heteropterys capixaba é encontrada em floresta Atlântica costeira, entre 600 e 800 m de altitude, e é encontrada somente em locais de encosta no Município de Santa Teresa, Espírito Santo., Heteropteris capixaba é uma liana delgada que se desenvolve abaixo do dossel em floresta primária sombreada e em remanescentes florestais próximos a plantações de café (Amorim, 2002).
Detalhes: Heteropterys capixaba é uma liana com ramos delgados entrelaçados, ascendendo de 0,5-3 m. Folhas membranosas a cartáceas, ovato-lanceoladas a oblongo-lanceoladas, opostas, densamente tomentosas, com um par de glândulas na base. Inflorescências em pequenas panículas, densamente ferrugineo-tomentosa, flores amarelo-esverdeadas. Frutos sâmaras rosa-avermelhado na maturidade. É encontrada em floresta Atlântica costeira, entre 600 e 800 m de altitude, e é encontrada somente em locais de encosta no Município de Santa Teresa, Espírito Santo. Desenvolve-se abaixo do dossel em floresta primária sombreada e em remanescentes florestais próximos a plantações de café (Amorim, 2002).

Ações de conservação (2):

Ação Situação
1.2.1.2 National level on going
"Deficiente de dados" (DD), segundo a Lista de espéciesameaçadas do Brasil (MMA, 2008), anexo II.
Ação Situação
1.2.1.3 Sub-national level on going
"Em perigo" (EN), segundo a Lista de espécies ameaçadas do Espírito Santo (Simonelli; Fraga, 2007).